Translate

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

DE LAS CALLES PARA RUAS LATINAS CENTENÁRIO ABDIAS DO NASCIMENTO E RAINHA AQUALTUNE

PROPOSTA SEMANA DO HIP HOP 2015 de 01 a 31 de Março

DE LAS CALLES PARA RUAS LATINAS 

CENTENÁRIO ABDIAS DO NASCIMENTO  E RAINHA AQUALTUNE

O Fórum Hip Hop Municipal, da cidade de São Paulo é um espaço aberto de diálogo entre pessoas, posses, grupos e integrantes do movimento Hip Hop da cidade de São Paulo. Desde agosto de 2005, o fórum, representado por mais de trinta coletivos de Hip Hop de diversas regiões da cidade, tem se reunido para discutir políticas públicas de juventude  a partir das demandas do Movimento Hip Hop

Parceria sociedade civil e poder público
Considerando que a participação no governo da sociedade se dá por meio de representações políticas ou diretamente nos termos da lei.
Considerando que políticas públicas são ações, serviços, programas e projetos, desenvolvidos pela sociedade, voltadas às necessidades de vida de todos os homens, e que estes têm o direito inalienável à Cidade e de pensar essas ações, propondo e construindo conjuntamente com o poder público instância esta que tem sentido quando garante a existência do que o seu povo necessita.
HIP HOP

PROPOSTA DO MÊS DO HIP HOP
No mês  de março do ano  2014 após a realização de 10 anos da  Semana de Hip Hop que teve 140 atrações,  percebemos a necessidade de ampliação das ações do hip hop na cidade, porque  semana teve o principio o  pertencimento do movimento hip hop no território da cidade,  tanto que atingimos  diversas localidades que é conhecida no popular como fundão.
Também por existir a lei do dia do DJ, do graffit   propomos  um mês de hip hop na cidade de São Paulo por entendermos as extensões geográficas da cidade, também os distanciamento populacional do centro da cidade e  a necessidade de valorização do centro das grandes regiões da cidade  desde a leste, sul, norte centro e oeste.

Nossa proposta tem a intenção de realizar encontros entre países latinos, para troca de experiências e também valorização os contratos entre as nações. Buscaremos dialogar e manifestar as artes dos elementos do movimento hip hop por toda a cidade nas cinco grandes regiões a cada semana sul, leste, oeste, norte e centro juntos a convidados de países amigos do Brasil. Também queremos valorizar o movimento que é um patrimônio da maior cidade da américa latina São Paulo. As ações serão pautadas nas questões das de juventude e cultura dos continentes, os espaços serão chamados de núcleos de homenagem de lideres das regiões participantes e também as influencias do continente americano como EUA: Malcon X e Blacks Panther. Mexico Zapata, Garcia Marquez e Frida Kahlo, El Salvador Sendero Lumminoso, Venezuela: Simon Bolivar e Tupac Amaros, Brasil: MNU, Dina Di, Milton Santos, Paulo Freire, Sabotagem, Zumbi, Dandara, Malês, Luiz Gama, Luiza Mahin,  Solano Trindade. Boal

Vamos homenagear Abdias do Nascimento referente seu centenário, ele foi responsável pelo teatro  do negro trazendo para o país a discussão da culturas e sua ação de referencia foi sua luta contra o genocídio da população negra que ele identifica e leva para tribuna do parlamento e luta contra o racismo institucional das elites brasileira.

Era uma princesa africana, filha do importante Rei do Congo. Numa guerra entre reinos africanos, foi derrotada, juntamente com seu exército de 10 mil guerreiros e transformada em escrava. Foi levada para um navio negreiro e vendida ao Brasil, vindo para o Porto de Recife.
 Aqualtune era da família de Ganga Zumba, e uma de suas filhas teria gerado Zumbi. Em uma das guerras comandadas pelos paulistas para a destruição de Palmares, a aldeia de Aqualtune, que já estava idosa, foi queimada. Não se sabe ao certo a data de sua morte.

Todos essas personagem estão presentes na essência do movimento hip hop quando busca suas referencias politicas e na construção da identidade da pessoas que o fazem.

Então a cada  semana do mês de março faremos uma ação local com espaços de formação politica referente a garantias de direito  pelo seus acesso,  difusão e criação de novos  personagens para participação do movimento através das  oficinas dos elementos,  valorização do artistas local e da cena do movimento com as apresentações dos quatro elementos.








Exemplo zona leste

Do Quilombismo, Negro Revoltado ao Genocídio do Negro
Núcleo de Memória aos Black Panthers e Malcolm X, a influência desses ícones junto ao Movimento Hip Hop Brasileiro.

Núcleo de Ação Política: visa traçar um panorama de jovens ligados ao Movimento Hip-Hop na América Latina, promovendo articulação e intercâmbio cultural entre atores do Movimento Hip Hop que atualmente lutam contra opressão numa perspectiva juvenil e antirracismo.
As atividades realizadas em cada núcleo celebrará o Centenário de Abdias do Nascimento apresentando a sua trajetória e abordará a influência dos Panteras Pretas e de Malcolm X para o Hip-Hop.

Em cada núcleo serão organizadas oficinas, debates, apresentações artísticas e shows regionais.
DIA
ATIVIDADES
Oficineiros
Local
SEG
Oficinas de DJ
02
EMEF rede CEU
TER
Oficina de Grafite
02
EMEF rede CEU
QUA
Oficina de MC
02
EMEF rede CEU
QUI
Oficina de Break
02
EMEF rede CEU
SEX
Workshop dos 4 elementos, bate-papo temático
08 oficineiros
01 debatedor
01 grupo de rap
01 crew de break
01 batalha de MC’s
Anfiteatro Rede CEU
SAB
Evento de encerramento no CEU

Anfiteatro Rede CEU
DOM
Show de Encerramento Regional

Parques e Praças de Evento

EVENTO DE ENCERRAMENTO REDE CEU
ATIVIDADES
QUANTIDADE
QUANTIDADE DE ARTISTA
Bate-papo (núcleo de ação política)
01
02
Dj Performance
01
02
Break
01
02
Exposição de Grafite
01
01
RAP (grupos)
04
04
Batalha de MC’s
01
01

EVENTO DE ENCERRAMENTO REGIONAL
INTERVENÇÕES
QUANTIDADE
QUANTIDADE DE ARTISTA
Celebração
01
01
Memória
01
01
DJ Performance
02
02
Exposição de Grafite e Grafitagem
05
05
Break
02
02
RAP (incluso uma batalha)
15
15
Intercâmbio
01
01

Obs: Leste I: Itaquera, São Mateus, Guaianases e Cidade Tiradentes -  Local do Show: Parque da Consciência Negra ou, Praça de Eventos de Guaianazes, ou Praça de Eventos de Itaquera; Leste II: Itaim Paulista, Vila Curuça, São Miguel Paulista – Local de Encerramento Praça do Forró.

SEMANA DE ENCERRAMENTO REGIÃO CENTRAL

LOCAL

INTERVENÇÕES

QUANTIDADE

QUANTIDADE DE ARTISTAS
Praça das Artes
Batalhas de MC’s
04
04
Galeria Olido
Oficinas e Audiovisual
04
08
Centro Cultural Vergueiro
Debates e apresentações de artistas convidados pelo intercâmbio
05
05
Marco Zero
Roda de Hip Hop
01
04
Praça Roosevelt
Esporte Hip Hop (Basquete, Skat, discotecagem e batalhas)
01
04
Biblioteca Mário de Andrade (Auditório)
Diálogos apresentações
 01
02
Câmara Municipal
Prêmio Sabotage
01
04
Boulevard São João (Vale do Anhagabau
Show de Encerramento
Obs: inclui os grupos de rap do Fórum Hip Hop, Grupos Convidados de Intercâmbio e Trilha Sonora do Gueto
01
70




Nenhum comentário:

A IMPORTANCIA DA CULTURA NA SOCIEDADE PAULISTANA

PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DO MÊS DE HIP HOP 2024

RESPOSTA DA SECRETARIA DA CULTURA REFERENTE O MÊS DE HIP HOP 2023

ESPORTE BREAKING COM POLÍTICA PÚBLICA

Plano de negócios para umempreendimento de Breaking

POLITICAS DE HIP HOP SP

DROGRA JWH-18 K

DROGADIÇÃO

CONFERÊNCIA LIVRE POPULAR DOS MOVIMENTOS CULTURAIS SP