Translate

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MOÇÃO APRESENTADA NA CAMARA 2

MOÇÃO DE URGÊNCIA: OUTUBRO/2014



ASSUNTO: Moção de Urgência pela implementação da Casa do Hip Hop.


Senhores Secretários,
Senhores Vereadores,



O Fórum Hip Hop Municipal, da cidade de São Paulo é um espaço aberto de diálogo entre pessoas, posses, grupos e integrantes do movimento Hip Hop da cidade de São Paulo. Desde agosto de 2005, o fórum, representado por mais de trinta coletivos de Hip Hop de diversas regiões da cidade, tem se reunido para discutir políticas públicas de juventude  a partir das demandas do Movimento Hip Hop.

Considerando que a participação no governo da sociedade se dá por meio de representações políticas ou diretamente nos termos da lei.

Considerando que políticas públicas são ações, serviços, programas e projetos, desenvolvidos pela sociedade, voltadas às necessidades de vida de todos os homens, e que estes têm o direito inalienável à Cidade e de pensar essas ações, propondo e construindo conjuntamente com o poder público – instância esta que tem sentido quando garante a existência do que o seu povo necessita.

São Paulo é a cidade que abriga a maior parte dos jovens do Movimento Hip Hop e é a capital do Hip Hop do Brasil, pois, foi em São Paulo, em meados da década de 1980, mais exatamente na rua 24 de maio onde tudo começou, posteriormente parte do Movimento migrou para Praça Roosevelt e se consolidou no Metrô São Bento.

O Movimento Hip Hop tem como integrantes em sua maioria uma população jovem que busca por meio dos quatro elementos um meio de socialização do patrimônio cultural africano e questionamento das condições de vida e denuncia do racismo, preconceito racial e discriminação racial.

No interior do Movimento Hip Hop a maioria das posses perceberam a necessidade de identificar as principais demandas e carências e desenhar um conjunto de ações articuladas que possam ser desenvolvidas de forma integral na comunidade.

Considera-se de grande importância a construção/implementação de no mínimo cinco Casas do Hip Hop na Cidade de São Paulo que contemple as regiões da cidade para conservação da memória, acesso à informação, cultura, lazer, entretenimento apresentações artísticas e, principalmente a democratização do patrimônio cultural, incluindo os jovens de todas as classes sociais em espaços de cultura e cidadania.

Esta propositura visa atender a uma antiga reivindicação, desde 1996, da juventude organizada no Movimento Hip Hop de São Paulo, que clama por uma Casa da Cultura Hip Hop no Município de São Paulo. O Movimento Hip Hop nascido na periferia tem-se fortalecido como alternativa para inúmeros jovens pobres, que quase não têm opções culturais e profissionais, em todo o Brasil.

A criação e implementação da Casa de Cultura Hip Hop em São Paulo, proporcionará um ambiente que além de concentrar todas as artes, promoverá de forma organizada, o casamento (ideal) entre cultura e cidadania. Lá a juventude encontrara uma possibilidade de criar, trocar e dar informações e conviver com decência - item que a rua, de onde se originou o hip-hop, não oferece. Além da arte, este espaço será um ambiente de iserção produtiva, formação de público, circulação de artistas, debate, reflexão e informação, seja ela sobre o Movimento Hip-Hop ou questões como a prevenção sexual e o preconceito.

Em geral, o hip-hop se organiza em posses, núcleos, bancas e grupos (modelo simplificado de ação coletiva). Elas nascem e sobrevivem dentro das próprias comunidades periféricas. E por serem muito pobres, atuam com poucos recursos, chegando muitas vezes a não ter nem sede. Nesse contexto, um espaço como este será de extrema importância, pois ali surgirão as reflexões sobre a cultura de rua, o combate ao racismo, a afirmação da história e cultura do povo afro-brasileiro.
O hip-hop - que ainda é mais conhecido pelo rap - tem como objetivo ser a voz de uma juventude quase sem perspectivas. A cultura é composta por quatro alicerces:
Na Casa da Cultura Hip Hop, todos os elementos estarão representados o DJ (pessoa que traz a música para dançar), o MC (a voz que dialoga com os que dançam), o B Boy (dançarino) e o grafiteiro (expressão das artes plásticas). O Hip-hop é um movimento engajado, na qual as pessoas se divertem, se distraem, se conscientizam e se politizam.

Neste contexto, a criação da Casa de Cultura de Rua Hip Hop no município de São Paulo, a exemplo do que já ocorre em outros municípios, será um espaço que contribuirá com a inclusão social, construção da autoimagem, autoestima da juventude da periferia de nossa cidade.

A Casa do Hip Hop oferecerá oportunidade aos jovens desenvolverem suas potencialidades artísticas e intelectuais, diminuindo desta forma a sua exposição à violência. Neste sentido, conclamamos aos nobres Vereadores, Secretário e demais autoridades e cidadãos acatar a nossa propositura.

Ante ao exposto, atendidas as formalidades regimentais, REQUEREMOS a construção/implementação das CASAS DE CULTURA HIP HOP abaixo elencadas:

ZONA OESTE
  • Parque Pinheirinho D’água, endereço: Estrada de Taipas s/n – Jaraguá.
ZONA SUL
  • CDM Jardim Patente, endereço: Rua São Paulo, 156;
  • Grajaú, endereço: Rua São José do Rio Preto, 800;
  • Parque do Jd Primavera, endereço: Avenida Alvarenga, 2000.
ZONA NORTE
  • Antiga Escola Municipal, endereço: Rua Mendonça Júnior, 80 - Vila dos Andrades.
ZONA NORTE
  • Lauzane Paulista, endereço: Praça do Coreto Cruzamento Avenida Ultra Marino X Direitos Humanos.
ZONA LESTE
  • Estação Juventude Cidade Tiradentes (Centro para Juventude) Rua Pedro Iovine, 161 - Cidade Tiradentes;
  • Parque da Ciência, endereço: Rua Ernestina Lesina, 266 – Cidade Tiradentes Subprefeitura Cidade Tiradentes;
  • Parque Linear Consciência Negra, Rua José Francisco Brandão, 320 – Cidade Tiradentes;
  • Parque Vila do Rodeio, endereço: Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 - Inácio Monteiro.
  • Parque Linear do Rio Verde, endereço: Av. Itaquera, Itaquera.

São Paulo, 10 de outubro de 2014.
Cidadãos e entidades que assinam:


Nenhum comentário:

A IMPORTANCIA DA CULTURA NA SOCIEDADE PAULISTANA

PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DO MÊS DE HIP HOP 2024

RESPOSTA DA SECRETARIA DA CULTURA REFERENTE O MÊS DE HIP HOP 2023

ESPORTE BREAKING COM POLÍTICA PÚBLICA

Plano de negócios para umempreendimento de Breaking

POLITICAS DE HIP HOP SP

DROGRA JWH-18 K

DROGADIÇÃO

CONFERÊNCIA LIVRE POPULAR DOS MOVIMENTOS CULTURAIS SP