Translate

terça-feira, 11 de setembro de 2012

3ª Reunião da Comissão de Campanha Contra o Genocídio da Juventude Negra - 5 de setembro 2012


3ª Reunião da Comissão de Campanha Contra o Genocídio da Juventude Negra - 5 de setembro 2012


Presentes:
Pirata (Forum Hip Hop); Marcelo Naves (Pastoral Carcerária); Juliane Cintra (Ação Educativa); Danilo Ramos (Cedeca Sapopemba); Pedro Oliveira (Cine Campinho)+ 1 pessoa (pegar nome); Joelma Coutinho (Canal Futura), Renato Rosa (Círculo Palmarino); Hildebrando Penteado (ETEC Artur Alvim); Gabriel Di Pierro (GT Juventude/ Ação Educativa)

  1. Articulação e construção de agenda de atividades
Faltou uma reunião, mas responsáveis fizeram contatos individualmente.
Atividades da Campanha previstas:
  • Roda de Conversa na escola com Hildebrando ficou para 25 de setembro.
  • Participação no evento Eureca (Cedeca Sapopemba) no dia 11 outubro
  • Realização de um encontro da Campanha na zona Leste reunindo diversos grupos – construir coletivamente proposta de local (Cine Campinho, IPJ, Força Ativa, PJ, Jovens Urbanos). Até dia 12 de setembro esses grupos se falam e definem uma data para outubro.
Encaminhamento: fechar uma agenda comum de atividades, pois já há várias ações começando a surgir.
Agenda atual (em azul, atividades com participação direta da Campanha):
Data
Atividade
Local e responsáveis
14 de setembro (sexta), das 21h até 24h
Sexta Socialista sobre Militarismo e Socialismo
Vários grupos de Guaianases
Até 16 de setembro
Ocupação político - artística de praça com várias apresentações e criação de monumento (há relação com o tema da campanha?)
Grupo Dolores Boca Aberta em Praça ao lado do metrô Artur Alvim
25 de setembro, das 19h até 21h
Roda de conversa da Campanha com alunos de escola da Zona Leste
Professor Hildebrando e com apoio da Campanha. Falta passar o local.
02 de outubro
20 anos do Massacre do Carandiru (vamos fazer participação?)
Rede 2 Outubro
11 de outubro
Evento Eureca do Cedeca Sapopemba – discussão sobre internação compulsória de adolescentes com ação em parceria com a Campanha.
Concentração na Av. Sapopemba
Organizado por Cedeca Sapopemba e parceiros locais.
Data a fechar
Atividade/ encontro da Campanha na Zona Leste reunindo vários parceiros
Força Ativa, IPJ, Cine Campinho, Jovens Urbanos, Cedeca, PJ e outros.

Evento Eureca / Cedeca Sapopemba ( 11 de outubro )
A cada ano, o EURECA aborda uma temática relacionada ao Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal 8069/90. Este ano a temática do EURECA é “internações compulsórias”. Sairão blocos de carnaval para dar uma volta na região.
Convidaram a Campanha para fazer ação neste dia, colaborando como quisermos.
Ideias: mobilizar o Cordão da Mentira e/ou Rede Livre Leste para fazer uma intervenção sobre o genocídio da juventude negra; ao final do evento fazer uma ação da Campanha; ir fazendo intervenções com estêncil ao longo do percurso com mensagem ou logo da Campanha; fazer outros adereços para o bloco; panfletagem de material da Campanha.
Pedro (Cine Campinho) pode falar com Rede Livre Leste e/ou grupos locais de cultura)
Cedeca divulga reuniões de preparação e faria contato com Cordão da Mentira.
Demais devem pensar em propostas e dizer se podem contribuir.

9 de novembro terá Formação da Rede Contra a Violência em Sapopemba. Gabriel foi convidado a falar a respeito do Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra. Ele sugere que seja convidado uma pessoa da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) ou de Igualdade Racial (ambas do governo federal), que estão desenvolvendo o Plano.
Gabriel faz convite para SNJ.

  1. Carta Manifesto:
Houve encontro e foi produzida uma versão que circulou. A maioria gostou da versão. Houve propostas recentes que não foram incorporadas e discutidas e não conseguimos aprofundar na reunião e fechar uma versão final.
Encaminhamento: grupo responsável fecha a carta até o dia 12 de setembro. Traz no dia 19 da próxima reunião para validar.

  1. Comunicação

Comunicação não se encontrou. Foi colocada a urgência de um planejamento de comunicação.
11 de setembro: reunião sobre comunicação – 19h na Ação Educativa

Devem levantar possíveis parceiros que vão propor logo da Campanha para escolha na próxima reunião. Apesar de definir um principal (utilizado nos materiais de comunicação) outros poderão ser feitos e usados mais livremente. Será utilizado o endereço de e-mail juventudenegravive@gmail.com , já criado. Falta pensar blog e página do facebook e material impresso.

  1. Outros assuntos:

- Círculo Palmarino foi contemplado pelo Fundo de Direitos Humanos, dentro da ideia de Faxina Ética. O foco do projeto é o Seminário. Site, cartilhas e formação. Formação resulta numa pesquisa pelas pessoas e resultará numa cartilha e site com banco de dados sobre faxina ética, terminando no Seminário em maio de 2013, no ‘13 de maio em luta’. Isso irá envolver 5 Estados.
- Necessidade de dialogar mais com o Comitê Contra o Genocídio, que tem 25 entidades. Segundo algumas pessoas presentes, o Comitê entrou numa ação pro cotas e está um pouco mais paralisado por conta do envolvimento de membros em diversas campanhas.
- Também se discutiu a necessidade de dialogar com movimentos negros e receber o seu apoio à Campanha. Algumas pessoas acham insuficiente o envio de e-mails que informam sobre a Campanha e acham que devem ser feitos contatos específicos. Há alguma divergência a respeito do quão importante isso é. Para alguns trata-se de algo importante para legitimar o trabalho, para outros não é fundamental pois todos já estariam informados e temos a legitimidade das próprias instituições e grupos presentes.
- 21 de março é dia internacional contra o Racismo, poderia ser uma data de referência para ações mais planejadas dada a distância.


Próxima reunião: DIA 26 de SETEMBRO, 18:30h






Nenhum comentário: