Translate

terça-feira, 4 de julho de 2006

projeto DA QUEBRADA PRA ESTRADA

SINOPSE

DESCRIÇÃO DO PROJETO:
O projeto “Da Quebrada pra Estrada” tratará da mobilização dos grupos participantes do projeto “Família Nacional Coletivo” que, por meio de parcerias com espaços culturais da cidade, proverá a estrutura e interagirá com outros grupos das cinco regiões da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), além de realizar um evento com agremiações de toda a cidade no Centro Cultural Jabaquara.
Pretende aprimorar a forma de organização de eventos na periferia discutindo a igualdade de espaço demanda por cada um dos quatro elementos componentes do Hip Hop, fato que poucas vezes é respeitado e que enfraquece o movimento como um todo. Ao longo do projeto será produzido um fanzine que registrará as reflexões evoluindo à medida que se espalha pelo território paulistano.
O processo será registrado pelos participantes das oficinas de vídeo do projeto “Família Nacional Coletivo”, e resultará na elaboração de um DVD documentando o projeto, apresentando novos grupos ligados ao movimento Hip Hop e promovendo a troca de experiências entre artistas da cidade de São Paulo.





EMPREENDEDOR:
Guilherme Marin Pereira
Ator, diretor e dramaturgo teatral, Guilherme Marin Pereira iniciou suas atividades no Centro Cultural Jabaquara como colaborador do projeto “FAMÍLIA NACIONAL COLETIVO”, incentivado pelo VAI, em 2004, com Menção Honrosa no I Prêmio Milton Santos da Câmara Municipal de São Paulo, e desde então ocupa parte da programação do espaço com atividades como a elaboração de oficinas gratuitas no projeto “Recreio nas Férias”, a finalização do monólogo “Ensaio sobre a solidão” e apresentação deste espetáculo em eventos culturais realizados pela administração local.
Durante este período se envolveu com o movimento Hip Hop da região e mantém parceria com os representantes dos quatro elementos (Break, DJ, MC e Graffiti) para a realização de oficinas e apresentações em eventos desenvolvidos em diversas localidades da zona sul.







INCENTIVADOR:
Prefeitura Municipal de São Paulo - Secretaria Municipal da Cultura
Através do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, concederá recursos para atividades artísticas e projetos culturais voltados ao desenvolvimento humano, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da cultura local, por meio do apoio financeiro a atividades artístico-culturais, principalmente de jovens de baixa renda e de regiões do município desprovidas de recursos e equipamentos culturais.





PARCEIRO:
Instituto Voz
O Instituto Voz fundou-se sobre a falta de acesso à informação e à cultura que aflige a sociedade brasileira, sobretudo a de baixa renda, entendendo tratar-se de um direito inalienável do indivíduo, sendo também indispensável à compreensão e ao exercício da cidadania.
A instituição promoverá acompanhamento técnico à produção do DVD documental do projeto e à elaboração dos eventos realizados nas cinco regiões de São Paulo.



















1.1.1 JUSTIFICATIVA
O Movimento Hip Hop definitivamente conquistou seu espaço a partir de sua criação nos Estados Unidos, já inserido no Brasil adquire personalidade própria, encontrando, em São Paulo, o ambiente propício para disseminação de seus propósitos como meio cultural. Através dos movimentos sociais, vem se organizando e adquirindo respeito nas comunidades nas quais sistematicamente atua. Mostra seus aspectos multiculturais, sendo importante canal de diálogo e representante comunitário, criando alternativas aos problemas vividos na comunidade a qual estão inseridas. Como formadores de opinião política e de criações artístico-pedagógicas, consegue envolver a comunidade na luta pelas causas mais diversas, propiciando relevância e benefício local. Portanto um expoente importante em sua dinâmica de mobilização da sociedade civil.
O Grupo de RAP “Família Nacional” tem seu trabalho localizado na comunidade “Bela Mar”, região do Jabaquara, onde desenvolve trabalhos comunitários visando mostrar aos jovens e adolescentes a importância do movimento Hip Hop, como referência e alternativa à falta de oportunidades e a discriminação que o jovem da periferia sofre acerca da sociedade e os seus contrastes. O trabalho realizado vem elevando o nível de conscientização e valorização da música através gênero do RAP, sob a forma transparente de denuncia aos problemas que sofrem e a escolha do RAP como canal oportuno e de superação das dificuldades as quais estão inseridos. Seu último CD “Fortificando o Movimento” alude a falta de união entre os representantes do Hip Hop de São Paulo que perde em representatividade com a desagregação de seus expoentes, portanto o projeto “Da quebrada pra estrada” visa incentivar a troca de experiências artísticas entre os grupos da região do Jabaquara com os demais grupos no território paulistano.


1.1.2 OBJETIVOS GERAIS
O projeto assume a responsabilidade pelo desenvolvimento e articulação de ações por meio de parcerias, de modo a viabilizar intervenções que garantam direitos fundamentais que reforcem processos de construção da cidadania em áreas de vulnerabilidade social, berço da cultura Hip Hop.




1.1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ao longo dos seis meses de duração do projeto, pretende-se mapear os grupos representantes dos quatro elementos do movimento Hip Hop distribuídos nas cinco regiões do município de São Paulo e formar uma rede, a partir do Jabaquara que articulará estes núcleos, a fim de produzir eventos nas zonas Norte, Leste, Oeste e Central, além de um evento de encerramento contando com convidados que representarão a diversidade do cenário paulistano, no Centro Cultural do Jabaquara. Todo o processo será documentado em DVD que posteriormente serão distribuídos nos principais aparelhos culturais do município. A documentação também se dará pela elaboração de cinco fanzines mostrando a evolução do pensamento do grupo elaborador do projeto frente à questão da desunião entre os elementos do Hip Hop na cidade de São Paulo.


1.1.4 PRODUTOS
O projeto resultará nos seguintes produtos:

· Eventos
Cinco serão os eventos resultantes do projeto, um em cada uma das regiões da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), sendo o da Zona Sul o que reunirá representantes de todas as outras. Estes eventos contarão com oficinas de DJ, Graffiti, Break e Teatro, além de apresentações dos grupos núcleo do projeto e seus convidados. O projeto prevê o aluguel de equipamentos audiovisuais para sua elaboração.
· Fanzines
Com a participação do grupo de elaboração do JornalZine, na Cohab Taipas, zona Norte da cidade; visa a documentação das idéias desenvolvidas no projeto assim como a divulgação dos eventos, cujo conteúdo abordará a necessidade de união dentro do próprio movimento Hip Hop e da importância de cada elemento (Break, DJ, Graffiti e MC).
· DVD
Durante a realização do projeto “Família Nacional Coletivo” houve um grupo de pessoas capacitadas na captação, edição e finalização de imagens que serão responsáveis pela documentação de todo o processo, desde a formação da rede na cidade de São Paulo até os eventos resultantes de todo o processo.

1.1.5 METODOLOGIA
O projeto terá início a partir de sua aprovação pela reunião conjunta de todos os coordenadores no Centro Cultural Jabaquara onde todos apresentarão sua própria rede de relacionamentos do movimento Hip Hop na cidade. A partir desta lista o grupo começará a contatar as pessoas consideradas mais relevantes para o desenvolvimento das ações já divididas nas regiões de interesse, convidando os interessados para iniciarem as discussões sobre a forma de mobilização mais adequadas às características de cada área de interesse. Essas primeiras discussões visarão a agremiação de outros grupos, divididos por região, e pela determinação dos locais passíveis de abrigarem os eventos (associações comunitárias, centros culturais, ONG´s, etc.).
Paralelamente a este processo inicia-se o desenvolvimento dos fanzines, captação de imagens para o documentário e discussão da sistemática das oficinas.
As oficinas contemplarão a população em geral de cada região, com ênfase em crianças e adolescentes, com as seguintes atividades: Break, DJ, Graffiti e Teatro.
Os eventos contarão com a parceria junto a espaços difusores de cultura nas regiões pretendidas pelo projeto, cabendo ao projeto o fornecimento de equipamento de som locado para o desenvolvimento de todas as atividades e de material necessário ao desenvolvimento das atividades de Graffiti.
A elaboração do documentário contará com câmera locada para fins de captação das imagens, mão de obra oriunda das pessoas capacitadas pelo projeto “Família Nacional Coletivo” para coleta de imagens das reuniões de pré-produção, eventos e eventuais depoimentos de pessoas importantes ligadas ao movimento Hip Hop.




1.1.6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
O monitoramento se dará pela elaboração de uma tabela demonstrativa dos indicadores de resultado e de processo, contemplando o planejamento de gastos, de atividades e de metas e objetivos, além do cadastro dos grupos envolvidos nas atividades de cada região será desenvolvido pelo grupo durante a fase de pré-produção.


1.1.7 PARCERIAS
Além do Centro Cultural Jabaquara e do Instituto Voz, o projeto buscará parcerias para viabilizar o projeto a fim de cortar custos que, embora previstos no orçamento, poderão ser realocados para o incremento das atividades.
As potencialidades de parceria serão determinadas de acordo com a penetração alcançada pelo projeto em cada uma das regiões abrangidas, visando à reunião de esforços ou recursos por meio de pessoas com interesses comuns.





1.1.8 SUSTENTABILIDADE
O projeto se mostra sustentável à medida que estimula as lideranças de cada região abrangida pelas propostas a trabalharem em conjunto e a fortalecerem laços para o desenvolvimento de novas propostas com a colaboração mútua.





1.1.9 DESENVOLVIMENTO E DURAÇÃO










09 / 09 / 2006* - Evento Zona Oeste
23 / 09 / 2006* - Evento Zona Norte
07 / 10 / 2006* - Evento Zona Leste
21 / 10 / 2006* - Evento Zona Central
04 / 11 / 2006* - Evento Zona Sul – Centro Cultural Jabaquara


1.2 CURRÍCULO COMPLETO DO PROPONENTE
Currículo - Guilherme Marin Pereira

Data de Nascimento:Estado Civil: 15/04/77Solteiro
Histórico Escolar

2002 – 1996 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Curso de Engenharia Civil.
1994 – 1993 Forest Hills High School – Nova York, NY
Intercâmbio de um ano, com bolsa parcial pela AFS – American Field Service
1994 – 1984 1o e 2o Grau
Estudos concluídos em Ourinhos, SP

Capacitação em projetos

2004 Captação de recursos à cultura
Realização: Articulturade 28 de setembro a 2 de dezembro
2003 11a Conferência Latino-Americana de Mobilização de Recursos para o Terceiro Setor
Técnicas, perspectivas e desafios para a mobilização de recursos e seus profissionaisde 18 a 21 de setembro

Histórico Profissional

2006 – 2002 Arte educador em Teatro
Os processos de criação dos espetáculos desenvolvidos como ator incluem, em sua metodologia, a realização de oficinasOficinas em projetos sociais e centros culturais municipais para todas as faixas etárias
2005 – 2001 Banco Fibra S/A
Estágio-treinamento de dois anos em todas as áreas da instituiçãoTrainee direcionado para a área de Des. de ProdutosEfetivação com a criação de uma área de Des. de Produtos exclusiva para a tesouraria do banco
2005 Projeto – Coletivo Precário
Reunião de todos os grupos participantes no projeto Família Nacional Coletivo para apresentações e exposição da metodologia adotada no V Fórum Social Mundial em Porto Alegre
2004 Projeto – Família Nacional Coletivo
Oficinas de Teatro e apresentação do espetáculo “Ensaio sobre a solidão”
2003 Ciclo de palestras sobre Educação e Cidadania – Educafro
Duração: Um mês, com encontros semanaisCoordenação do projeto: Eduardo e Frei DaviSuscitar a discussão de jovens e adultos que almejam o ensino universitário para elaboração de propostas de ação da entidade
2003 Projeto – Visitação CCBB
Articulação entre Prefeitura Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil e Cursinhos da PUC e do CRUSP para garantir público a visitações monitoradas no espaço do CCBB, com transporte da PMSP. Atualmente os Cursinhos têm atuação autônoma no agendamento e acompanhamento de visitas
2000 – 1996 Professor particular
Acompanhamento pedagógico para alunos do ensino médio
1995 – 1994 Escola FISK
Professor de inglês para adolescentes e adultos, nível básico e intermediário

Histórico no Teatro

2005 – 2003 Ensaio sobre a solidão, autoria própria
Produtor, assessor de imprensa, dramaturgo, diretor e atorPersonagens: Mano e AtorEspetáculo concebido para o Centro Cultural Jabaquara em fase de apresentações
2002 – 2001 Abaporu, criação coletiva
Produtor, assessor de imprensa, co-autor e atorPersonagem: AçougueiroEspetáculo realizado em espaço alternativo: Casa de Carnes Las Vegas, Bela Vista
2000 – 1999 Dois Perdidos numa Noite Suja, de Plínio Marcos
Produtor, assessor de imprensa e atorPersonagem: TonhoEspetáculo realizado em espaço alternativo: Teatro Orion, rua Aurora
1999 – 1998 Curso de Teatro – Escola Macunaíma
Curso incompleto. Duas montagens realizadas:Esta noite improvisa-se, de Luigi PirandelloMacunaíma, de Mario de Andrade

Nenhum comentário:

A IMPORTANCIA DA CULTURA NA SOCIEDADE PAULISTANA

PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DO MÊS DE HIP HOP 2024

RESPOSTA DA SECRETARIA DA CULTURA REFERENTE O MÊS DE HIP HOP 2023

ESPORTE BREAKING COM POLÍTICA PÚBLICA

Plano de negócios para umempreendimento de Breaking

POLITICAS DE HIP HOP SP

DROGRA JWH-18 K

DROGADIÇÃO

CONFERÊNCIA LIVRE POPULAR DOS MOVIMENTOS CULTURAIS SP