Translate

quinta-feira, 3 de março de 2016

O NOVO PERRECO: VISIBILIDADE CULTURAL DITANDO O QUE É ARTE.


RAPPER PIRATA     rapperpirata.blogspot.com.br

Oh! CEUs!
          Hoje  artistas estão numa armadilha nas esferas do Estado, o qual deveria promover e  garantir o direito a cultura para cidadãos.  Eles estão deixando   suas artes aprisionadas em razão do conluio da industria cultural com agentes do Estado,  que determinam e escolhem quais artistas farão parte da agenda cultural na cidade, Estado e país para terem a tal visibilidade pública da marca. Essa é a nova forma nefasta de se fazer propaganda politica para vender a personalidade de seus chefes secretarios, uma  estratégia que tem resultados nas  urnas.  Esse é preço da não efetivação de politicas culturais sérias, a área  cultural agora serve de  'gambiarra' para contornar a proibição da  propaganda politica dos showmicios no Brasil. Pessoas que estão em  secretarias por cargos indicados agem como fossem promoters ou empresários culturais do mercado, mas  com o dinheiro público, essas estão ditando as  regras de como se produz arte na cidade, obrigando artistas usarem o pires social do “você conhece tal pessoa”. Assim amigos ditam quem são os artistas de movimentos culturais que merecem a tal visibilidade pública e contratos com o Estado.
        O fazer arte é utilização da produção de cultural específica de movimentos que reúne pessoas, seja para promover conhecimentos tolos ou revolucionários, por organizar os caos do mundo  em cosmos pela sensibilidade do artista.  Esse fazer  acaba criando  diversos cenários culturais em espaços geográficos onde estão os humanos pelo mundo, assim vão  aparecendo novos artistas constantemente criadores de formas e sons, esses buscam difundir suas criações para obter um tal reconhecimento por fazer da arte sua vida.
  O capital percebendo essa busca de reconhecimento do artista oferta a ele uma  visibilidade em meios de comunicação e espaços públicos, o qual poderá significar ao capital gastar algumas moedas de sua  contabilidade, essas moedas que significam impostos que não serão repassados ao Estado.  A arte trará para as empresas um montante de dinheiro e também agregará a suas marcas valores para terem uma determinada credibilidade por apropriarem  e de promoverem  arte, mesmo descartando a na próxima peça publicitária.
 Hoje  o mercado aproxima se de qualquer nicho artístico seja hip hop, axé, funk, bossa nova, rock, saraus, teatro, cybers entre outros; lógico que, ele o molda com seus conteúdos para manterem a estéticas vazias da marca, ele somente aproveita se da técnica e a da imagem transformada do artista, isso que útil para os negócios. Agora a  história,  a resistência do porque fazer, a luta simbólica e a razão do movimento politico ou religioso  da tal arte já não  servem, porque pode depreciar o produto, o mercado tem que manter a  uma imagem limpa (clean) e branca da marca junto ao seu cliente classe média branco e rico.
 O mercado mundial tem essa estratégia de marketing porque sabe do encontro de seres humanos em volta das culturas e o produto não pode ficar em prateleiras, ele tem que ser uma extensão da vida do cliente, seja onde o púbico alvo estiver. O  deus mercado  necessita do mundo artístico para promoção  de suas ideologias politicas e identidades empresariais.  Ele entende a qualidade desse  canal ousado de comunicacição direta cultura para vender discursos de partidos ou simplesmente para a  venda de mercadorias. Lógico que isso não pode ser perceptivo ao consumidor que crê ser 'descolado',  ai, esses deus não descarta o poder do crime da propaganda subliminar, aquela que o expectador não percebe a indução de seu comportamento, as mensagens repetem se   entrando no subconsciente do indivíduo receptor,  o fazendo de boneco de consumo somente. Partidos ou empresas perceberam isso para atrair clientes ou eleitores, eles sabem o poder da arte que  aproxima e até resignificam a  vida da pessoas que entra em contato com novas formas de comunicacional das  impressões e expressões do artista; seja numa letra de letra rap, livro, grafite ou seja lá  o que for para amplificar a sua percepção do mundo.



http://www.slideshare.net/rapperpirata/o-novo-perreco-visibilidade-cultural-ditando-o-que-arte

Nenhum comentário: