Translate

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

QUE EDUCAÇÃO É ESSA?



André Luiz (Educador social e rapper).
Email:andrecorin@gmail.com


Tem muita gente trabalhando com jovens e adultos em Centro para Juventude, Abrigos, Fundação Casa entre os lugares, achando que dominam a educação; Sendo que eles são também pessoas mal educadas quando pensamos na palavra educação como algo libertador; Creio que eles sabem que a educação também serve para domesticar os humanos fazendo-os indivíduos alienados e passivos para não clamarem por mudança social.
Os profissionais sociais estão o já são iguais há alguns professores classistas, que reivindicam somente salários e calam-se refente a estrutura prisional que esta tornando-se a escola pública. Esses tais profissionais culpam as famílias, as crianças, os adolescentes e os jovens pelas mazelas politica do país, estados e municípios.
Os educadores acreditam que a educação é algo de famílias autoritárias, onde o outro somente obedece, e não manifesta a sua opinião, algo que iniciaria o dialogo e a compreensão para eliminar a violência de ontem e de hoje. Eles querem que os garotos e garotas tenham um comportamento de servidão, herança das épocas antes do Estatuto da Criança e Adolescente. Esses profissionais acreditam que o “sim senhor/a” é demonstração de educação. Isso os farão profissionais do futuro, como educar seja só produzir profissionais. Será que cidadania é feita somente de deveres? Porque querem omitir o acesso aos direitos? Não entendem que seu trabalho é garantir os direitos de cidadão em desenvolvimento; Gritar e subjulgar são as ações verbais presentes na voz dos promotores de cidadania.
Se um simples copo de vidro cai no chão, por razão de brincadeiras do sentimento de felicidades dos jovens, dá razão de alguns vozferarem os preconceitos enrustidos pelas pessoas, que permitem-se chamar de 'tios e tias” que, as que extrapolam para não olharem o outro como igual. Somente esquecem de proteger as garotas e os garotos de correm o risco de se cortarem, o pior sentirem-se culpados por acidentes, o patrimônio é mais importante. Com essa forma de refletir destroem a autoestima e autonomia social das crianças e adolescentes, valores que se constrói devagar para solida-los no amanhã.
Educar e seguir regras implantadas por gerentes sociais? Educação social vem de família? Educar é levar a luz para pessoas?
Sei que são simples questões, só que é necessário refletir quais os valores que está se agregando a palavra educação.

Nenhum comentário: