Translate

quinta-feira, 6 de julho de 2006

SAMPA HIP HOP E JUVENTUDE

<strong>SAMPA HIP HOP E JUVENTUDE
(22 ANOS DE HIP HOP)


1. O Fórum “Hip Hop e o Poder Público Municipal”
O Fórum “Hip Hop e o Poder Público Municipal” é um espaço aberto de diálogo entre posses, grupos e integrantes do movimento Hip Hop da cidade e o Poder Público de São Paulo.
Desde agosto de 2005, o fórum, representado por mais de trinta coletivos de Hip Hop de diversas regiões da cidade, e pela Coordenadoria de Juventude, ligada à Secretaria Especial de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, tem se reunido para discutir políticas públicas de juventude a partir das demandas do Movimento Hip Hop.
O fórum tem por objetivo, por tanto:
1. Aproximar os jovens do movimento Hip Hop e o Poder Público;
2. Criar canais de diálogo ao interior do movimento;
3. Apresentar projetos estratégicos para as Secretarias que possam contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que estejam em sintonia com as preocupações do movimento Hip Hop.
4. Difundir o movimento Hip Hop
2. Justificativa
São Paulo é a cidade que abriga a maior parte dos jovens do Movimento Hip Hop e é a capital do Hip Hop do Brasil, pois, foi em São Paulo, em meados da década de 1980, mais exatamente na rua 24 de maio onde tudo começou, posteriormente parte do Movimento migrou para Praça Roosevelt e se consolidou no Metrô São Bento.
O Movimento Hip Hop tem como integrantes em sua maioria uma população jovem que busca por meio dos quatro elementos um meio de socialização do patrimônio cultural africano e questionamento das condições de vida e denuncia do racismo, preconceito e discriminação racial.
No interior do Movimento Hip Hop a maioria das posses perceberam a necessidade de identificar as principais demandas e carências e desenhar um conjunto de ações articuladas que possam ser desenvolvidas de forma integral na comunidade.
Considera-se de grande importância a celebração do 22º Aniversário do Movimento Hip Hop, principalmente, ao que se refere ao Fórum Hip Hop e o Poder Público Municipal que primou pela discussão e proposição de Políticas Públicas de Juventude. A partir desse canal de comunicação entre o Hip Hop e o Poder Público Municipal os jovens deste movimento puderam organizar uma agenda de discussão sobre políticas públicas para a cidade de São Paulo. Portanto, pretende-se neste evento recolher assinaturas para elaboração de uma lei de iniciativa popular recomendando ao Poder Executivo Municipal, a Virada Cultural como uma Política Pública Permanente.
Os jovens do Movimento Hip Hop identificaram que a Virada Cultural promove o encontro dos agentes do Poder Público, por intermédio de seus órgãos, com os mais diversos segmentos de juventude da cidade, por meio de apresentações artísticas e, principalmente a democratização do patrimônio cultural, incluindo os jovens de todas as classes sociais em espaços de cultura e cidadania.
O 22º Aniversário do Hip Hop a ser promovido pela Coordenadoria da Juventude e Secretaria Especial de Participação e Parceria conjuntamente com o Fórum “Hip Hop e o Poder Público Municipal” pretende mostrar durante o mês de agosto todas as manifestações artísticas ligadas ao Hip Hop. Além de shows gratuitos, mostra de vídeo, debates, performance de break e de DJ’s, graffiti, MC’s, Skate e Bykers.
Nesta festa a Coordenadoria traz mais uma novidade: a mobilização da juventude para a criação de uma Lei de Iniciativa Popular sobre a Virada Cultural, uma iniciativa da comunidade Hip Hop liderado pelo Fórum “Hip Hop e o Poder Público Municipal”, tudo isso sem perder de vista as questões raciais e da cultura negra.
3. Objetivo do Evento
1. Difundir uma cultura de paz e cidadania afirmando que o Hip Hop não é cúmplice da violência.
2. Demonstrar um panorama do Hip Hop sobre discussão racial e suas formas de manifestações, para que a sociedade possa entender esse movimento juvenil, suas propostas políticas e ações sociais, baseadas nos quatro elementos que compõem o Hip Hop: MC, DJ, Break e Graffiti.
3. Iniciar um diálogo concreto com a juventude, por meio de bate-papo e a coleta de assinaturas para proposta de projeto de lei de iniciativa popular tornando Política de Estado, a Virada Cultural.
4.1. Metodologia
Será um mês de atividades aos sábados e domingo sob responsabilidade da Secretaria Especial de Participação e Parceria, Coordenadoria da Juventude/Fórum “Hip Hop e o Poder Público Municipal”, Instituto Agosto Negro e o Movimento Organizado do Brasil -MH2O, dentre elas, bate-papo, debato junto ao Poder Público Municipal, debate sobre segurança pública e apresentação dos quatro elementos do hip hop.
Estas atividades serão desenvolvidas nos seguintes locais:
CEU’s: Navegantes, Pirituba, São Carlos e Jambeiro; OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; Câmara Municipal de São Paulo, Universidade de São Paulo – USP; Galeria Olido; SESC Pompéia, Bailes do Circuito Black; e uma Feira Hip Hop Boulevard São João.
4.2. Formato
As atividades do evento serão realizadas em forma de: oficinas/workshop de break, mc, dj e graffiti; bate-papo com os temas “O Hip Hop não é Cúmplice da Violência” e “O Estereótipo do Meliante”; Palestra Interativa; apresentações artísticas dos quatro elementos do Hip Hop.
Nos CEU’s Navegantes, Pirituba, São Carlos e Jambeiro no período da manhã com início às 10h dos dias 05, 12, e 19 de agosto ocorrerão oficinas workshop de break, mc, dj e graffiti, duração de duas horas ministradas por dois oficineiros, atividades de Skate e Bikers; à tarde a partir das 13 horas terá inicio a Palestra Interativa sobre a História do Hip Hop acompanhada de participação do público na interpretação dos quatro elementos que compõem o Hip Hop, tempo previsto de 90 minutos; às 14h e 30 minutos ocorre o bate-papo “ O Estereótipo do Meliante”, uma discussão sobre a onda de violência que se abateu na cidade desencadeada com os ataques do PCC e o perfil dos jovens que estão sendo executados por grupos de extermínio. Prosadores: representantes do Poder Público Local, OAB, Hip Hop, Organizações Sociais e Segurança Pública, o tempo máximo do bate-papo será de 150 minutos. Às 17 horas terá início a apresentação artística dos MC’s, DJ’s, Breaking e Graffiti, em forma de batalhas, Freestyle e música Rap, serão contratados, 4 Crew’s de Dança (Break), 4 DJ’s, 4 Graffiteiros e 4 grupos de Rap, sendo: dois da região, um do Fórum “Hip Hop e o Poder Público Municipal e um grupo de Rap Convidado. A duração das apresentações artísticas serão de 180 minutos. O encerramento geral do evento será as 20 horas.
De 21 a 25 de agosto com início às 18 horas e término às 23h, na Universidade de São Paulo – USP haverá um ciclo de debate-papo com o objetivo de abordar assuntos ligados à discriminação racial, violência policial e políticas de juventude, Hip Hop. Seguido de eventos culturais.
Na Galeria Olido, dias 26/08/06 com início às 10h ocorrerá oficinas de break, mc, dj e graffiti; apresentação de vídeo clipes e curtas no Cinema Olido; Debate “Virada Cultural Política Pública Permanente ou Ação de Governo?", mediado pelo Fórum, tendo como palestrantes um representante da secretaria de cultura, Netinho Secretário de Participação e Parceria e um representante do Hip Hop; Palestra Interativa sobre a História do Hip Hop na sala Paissandu, o encerramento das atividades na Galeria Olido será às 18 horas.
Às 10h no Boulevard São João terá inicio a Feira Hip Hop com tendas e standes sobre as produções materiais do Hip Hop: Estilo Hip Hop apresentará penteados, roupas, beleza e cosméticos associados ao mundo do Hip Hop; Artes Visuais Exposições pinturas e graffites, CD’s, DVD’s; batalhas de dj’s, mc’s, b.boys/b.girls e graffiti. O encerramento das atividades do “Sampa Hip Hop e Juventude” (22º Aniversário do Hip Hop) está previsto para às 20 horas.


5. Programação das Atividade

PROGRAMAÇÃO VIVÊNCIAS Local Horário
DATA 22 ANOS
DE HIP HOP
05/08/06 4 Meliantes do Hip Hop Oficina CEU Navegantes 10h - 20h
Break: Angélica (Angels Girls) e Gerson (Afro-Break) Anfiteatro 13h - 14h
Dj: No e Big Edie (Contrafluxo)
Graffiti: Ricardo (Projeto Aprendiz) e Panther (4 Elos)
Mc: KBR (Nasa Rap) e CB (Quartel General)
Bate-papo " O Esteriótipo do Meliante"
Skate e Malvez 13h - 15h
Biker: Darkside, Dak BMX, Jhonny Bik
Palestra Interativa: "Hip Hop em Movimento" 14h - 15h, 30'
Apresentação Artística 16h - 20h
Break: Crews Afro-Break e Angels Girls
Dj: Clã Leste
Graffiti: Lady CHT e Mout
Mc: Ataque de Expressão, Stilo Radical, Revolução Periférica e Rapinhood
08/08/06 Campeonato de DJ Hip Hop DJ (Eliminatória Norte) SESC Pompéia

12/08/06 4 Meliantes do Hip Hop Oficina CEU Pêra Marmelo 10h - 20h
Break: Angélica (Angels Girls) e Gerson (Afro-Break)
Dj: No e Big Edie (Contrafluxo)
Graffiti: Ricardo (Projeto Aprendiz) e Panther (4 Elos)
Mc: KBR (Nasa Rap) e CB (Quartel General)
Bate-papo " O Esteriótipo do Meliante"
Skate e Malvez
Bate-papo " O Esteriótipo do Meliante" Anfiteatro 13h - 14h
Skate e Biker 13h - 15h
Palestra Interativa: "Aliança Hip Hop" 14h - 15h, 30'
Apresentação Artística 16h - 20h
Break: Angélica (Angels Girls) e Gerson (Afro-Break)
Dj:
Graffiti:
Mc: Rapper Pirata, Impacto Oeste, Rebentos e Império ZO
Skate: Malvez

17/08/06 Bate-Papo Bate-papo " O Esteriótipo do Meliante" Ordem dos Advogados 19h - 22h
Ministério Público Praça da Sé
Ordem dos Advogados do Brasil
Fleury
Carlos Pastoral
Seretaria de Segurança Pública
18/08/06 Bate-Papo O Hip Hop Não é Cumplice da Violência (Esteriótipo do Meliante) Câmara Municipal 19h - 22h
Eduardo - Facção Central Salão Nobre
Edi Rock - Racionais MC's Viaduto Jacareí, 100 - 8º Andar
Abdias
Netinho
Fórum Hip Hop e o Poder Público Municipal
Consciencica Humana
19/08/06 4 Meliantes do Hip Hop Oficina: CEU Jambeiro 10h - 20h
Break: Angélica (Angels Girls) e Gerson (Afro-Break)
Dj: No e Big Edie (Contrafluxo)
Graffiti: Ricardo (Projeto Aprendiz) e Panther (4 Elos)
Mc: KBR (Nasa Rap) e CB (Quartel General)
Skate e Biker: Malvez 13h - 15h
Bate-papo " O Esteriótipo do Meliante" Anfiteatro 13h - 14h
Palestra Interativa: "O que é o Hip Hop" Nando (Comuna Força Ativa) 14h - 15h, 30'
Apresentação Artística 16h - 20h
Break: Pacto de Evolução e Biohard
Dj: Kleber (Conexão Popular), Gilberto (Da Gang) e Nil X (Raio X)
Graffiti: Jhonny
Mc: Da Gang, Conexão Popular, Esquadrão Rap e Combinação Letal

20/08/06 4 Meliantes do Hip Hop Oficina: CCJ 12h – 20h

DJ: Vandi Arena
Mc: Rincon Sapiensa Anfiteatro
Graffiti: Tiago e Binho Meia Lua
Bate-papo " O Esteriótipo do Meliante" Anfiteatro 14h,30 – 16h, 30
Mediadora: Keyllen Nieto
Prosadores: Oswaldo Faustino, Jeff (Educador Social), Roberta Pereira (Núcleo Cultural Força Ativa) ou Noemia, Representante da Polícia Militar
Apresentação Artística Teatro de Arena 16h, 30 -
Break: Elétricos break’s (Freestyle), The Funk’s Men’s (poppers) e deDprós (B. boys) 20h
DJ: Performance e Batalhas
MC: MC Magno César, Maderiti, Invictus, Cagebe e SubSolo

4 Meliantes do Hip Hop Oficina: CEU São Carlos 10h - 20h
Break: Angélica (Angels Girls) e Gerson (Afro-Break)
Dj: No e Big Edie (Contrafluxo)
Graffiti: Ricardo (Projeto Aprendiz) e Panther (4 Elos)
Mc: KBR (Nasa Rap) e CB (Quartel General)
Skate e Biker: Malvez 13h - 15h
Bate-papo " O Esteriótipo do Meliante" Anfiteatro 13h - 14h
Palestra Interativa: "O que é o Hip Hop" Melk (MH2O) 14h - 15h, 30'
Apresentação Artística 16h - 20h
Break: Nelso Triunfo
Dj: Clã Leste
Graffiti: Jhonny
Mc: Tito (Fantasmas Vermelhos), Atividade Informal, Comuna Força Ativa e Ice Boy
26/08/06 Galeria Oliodo Fórum Hip Hop e o Poder Público Municipal Galeria Olido 10h – 18h
Avenida São João, 473
4 Meliantes do Hip Hop Work Shop Galeria Olido 10h - 12h
Break: Angélica (Angels Girls) e Gerson (Afro-Break) Avenida São João, 473
Dj: No e Big Edie (Contrafluxo)
Graffiti: Ricardo (Projeto Aprendiz) e Panther (4 Elos)
Mc: KBR (Nasa Rap) e CB (Quartel General)

Cinema Filmes e Documentários Galeria Olido 11h - 13h
Vídeo Clipes de Rap: Projeto Hip Hop Educar Sala Paissandu
Avenida São João, 473
Informação Plestra Interativa "A história do Hip Hop" Galeria Olido 13h, 30'

Bate-Papo Virada Cultural "Politica Pública Permanente ou Ação de Governo?" Galeria Olido 15h, 15 - 17h,30
Jose Police Neto Sala Paissandu
Calil Avenida São João, 473
Forum Hip Hop e o Poder Público Municipal
Tenda do Hip Hop Feira de Hip Hop: Produção Material Boulevard São João 18h - 22h
Exposições de Artes Visuais
Batalha de DJ's:
Batalha de B. Girls e B. Boys:
Freestyle (Batalhas de MC's)
Graffiti:
Apresentação Especial: Função DNS (Minas Gerais) e Refúgio dos Palmares




Recursos Materiais

DESCRIÇÃO QTDD/UNIDD
Som de Grande Porte 1
P.A.S 2
Potência 3
Mesa de 12 Canais 1
Microfone 8
Caixas Acústica 4
Mesa 2X1,5M 1
Equalizador 1
Mesa de 24 Canais 1
Retornos 6
Microfone sem fio 4
Pedestais 8
Par de CDJ 2
MD 1
Direct Box 4
Gerador 1
Kit Iluminação 1
Maquina de Fumaça 1
Mesa de Iluminação 1
Sanitário Químico 2
Sanitário Químico para Deficiente 1
Limpeza 6
Segurança 4
Barricada 14
Grade de Proteção 120
Eucatex para colocar no chão 2x2m 3
Extenção com 6 tomadas 10
Credenciais 100
Pulseiras de acesso (cores variadas) 100
sendo 50 verde, 80 amarela e 20 branca
Camisetas para produção 200
sendo 120, branca somente com logo evento e prefeitura (vamos passar a arte)
30 GG preta produção( vamos passar a arte)
10 M preta produção
10 M baby Look
10 P baby Look
20 GG azul graffitti
Pick-us (MK2-Tecnicks) 4
Agua Mineral para palco e oficinas-cx 10
Conj. de mesa e cadeira p/ camarim e posto PM/GCM 20
Kit lanche para oficineiros/produção/artista/PM/GCM (sendo 150 para o período da manhã e 350 para show) 500
Placa de Eucatex para B.Boys 2x2 2
Papel para flypshart cx 1

Workshop
OFICINA/WORK SHOP - 25/03/06 - Dança - Breaking - 10h às 12h - Galeria Olido
DESCRIÇÃO QTDD/UNIDD
B.Boy/B.Girl (oficineiros) 2
Micro System (da secretaria) 1
Flip-shart (da secretaria) 1

OFICINA/WORK SHOP - 25/03/06 - MC s - 10h às 12h - Galeria Olido
DESCRIÇÃO QTDD/UNIDD
Mesa de Som com 12 canais 1
Microfones com fio 8
Caixa acústica 2
Potência 1
Par de CDJ 1
MC s(oficineiros) 2
Som de Pequeno Porte

OFICINA/WORK SHOP - 25/03/06 - DJ - Galeria Olido - 10h às 12h
DESCRIÇÃO QTDD/UNIDD
Kit DJ 1
Mixer (Stanton e Vestak) 2
Caixas Acústicas 1
Potência 1
Mesa 2x1,5 2
DJ Oficineiros 2
Som de Pequeno Porte

OFICINA/WORK SHOP - 25/03/06 - Graffiti - Boulevard São João
DESCRIÇÃO QTDD/UNIDD
Lápis de cor 5cx
Latas de Spray (cores variadas). 120lt
Rolos 15cm 10un
Rolos 10cm 20un
Rolos 5cm 20un
Papel canson médio Bl 50 fls -540mlg -A4 01 1
Madeirits com suporte 2x2m (falar c/ CJ) 32pl
Fitas Silvertape 32pl
Lata de Látex 18 litros branco 3
Bisnagas (cores variadas) 250
Ripas (2m) 30

Material de Divulgação

MATERIAL GRÁFICO PARA DIVULGAÇÃO
DESCRIÇÃO QTDD/UNIDD
Folder 10 mil
Cartazes 3 mil
Flyer 5 mil
Banners para Show 2x6 ( a arte será enviada) 1
Banner para Debate / CEU’s,20 x 3 4


Contratação de Artistas


Contratação de Pessoal QTDD/UNIDD VALOR/UNIDD VALOR TOTAL
Produtor 6 R$ 1.000,00 R$ 6.000,00
Grupos de RAP 12 R$ 1.000,00 R$ 12.000,00
DJ 8 R$ 1.000,00 R$ 8.000,00
Graffiti (Escritores/Graffiteiros) 8 R$ 500,00 R$ 4.000,00
Crew de Break (Dançarinos) 4 R$ 1.000,00 R$ 4.000,00
Grupo de Rap Convidado 4 R$ 2.000,00 R$ 8.000,00
Oficineiros 8 R$ 200,00 R$ 1.600,00
Valor Total R$ 43.600,00







Justificativa do Orçamento
Os preços a serem pagos aos contratados são em média praticados no mercado, em média cerca de R$ 40,00 (quarenta reais) por hora de atividade. E baseados nos valores pagos na realização do evento Virada Cultural.
MC (Mestre de Cerimônia)
Serão contratados 12 grupos de Rap participantes do Fórum “Hip Hop e o Poder Público Municipal”: Stilo Radical, Revolução Periférica, Rapper Pirata, Impacto Oeste, Rebentos, Da Gang, Conexão Popular, Função DNS, Refúgio dos Palmares,
Todos os grupos atuarão no evento durante 8 horas com início às 10h e término às 18 horas, nas seguintes atividades: abertura do evento, debates, palestra interativa, batalha de MC’s, Freestyle e apresentação artística, nos seguintes locais CEU’s, Galeria Olido, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal e Feira do Hip Hop.
Os valores da contratação seguem padrão da Virada Cultural.
Grupos Convidados: São Grupos de Rap que tem trabalho no mercado fonográfico, foram indicados para este evento 3 grupos: Combinação Letal, Rappinhood e Império ZO, os quais farão uma apresentação artística durante uma hora nos CEU’s indicados conforme programação acima.
Graffiti
Os artistas contratados, oito, atuarão nos seis eventos do 22º Aniversário do Hip Hop, com práticas de intervenção num período de 8 horas nos CEU’s, Galeria Olido e Feira do Hip Hop; atuarão também no monitoramento e exposições dos painéis produzidos.
DJ (Disc Jokey)
Está previsto contratação de 08 dj’s, para trabalho de discotecagem, durante as palestras interativas, nas apresentações artísticas nos seguimentos de DJ Performance, Batalhas de DJ’s, DJ Residente. Os Dj’s contratados atuarão 6 horas por evento, totalizando um total de 30h durante o mês de agosto.
Break
Serão contratadas quatro Crew’s: Afro-Break, Angels Girls, Pacto de Evolução e Biohard. Estes grupos de dança, atuarão em cinco apresentações, CEU’s, Galeria Olido e Feira de Hip Hop. Os valores estão relacionados às horas de exercício de atividades. Cada Crew apresentar-se-á no mesmo local, em grupo, em roda, na palestra interativa e nas batalhas. Serão cinco horas de atividade totalizando 30 horas de trabalho.
Oficineiros
Constituirão equipe de oito pessoas: Angélica Lima, Gerson, Big Edie, KBR, Ricardo, Panther, CB e No. Atuarão duas horas por dia nas cinco oficinas nos CEU’s; uma oficina na Galeria Olido e apresentações na Feira do Hip Hop. Serão doze horas de trabalho durante o mês de agosto.
Equipe de Produção
Constituída por 12 pessoas. Os integrantes dessa equipe trabalhará em 9 eventos a serem realizados de 05 a 26 de agosto: CEU’s Navegantes, Jambeiro, Pêra Marmelo, São Carlos; Galeria Olido; Ordem dos Advogados do Brasil; Câmara Municipal de São Paulo; Centro Cultural da Juventude; e Boulevard São João (Feira de Hip Hop).
O trabalho será cumprido em período integral, uma hora antes do início do evento e trinta minutos após o término às 18h e 30 minutos. Cada evento terá em média duração de oito horas, sendo ao todo 72 horas de atividades.
A equipe de Produção dentre outras as seguintes atribuições:
Recepção:
1. Credenciamento dos participantes;
2. Inscrição de público para as oficinas;
3. Orientação de Público: autoridades, usuários, artistas, convidados e imprensa;
4. Direcionamento das atividades;
5. Assistência aos oficineiros, mediadores do debate e artistas;
6. Zelar pelo patrimônio local.


5 comentários:

Anônimo disse...

Requirement as in the annual income and the sorts... Plus, what are the reputable forex brokers in Australia?
[url=http://forexrobot-review.info]best forex software[/url] [url=http://twizzle-me.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=2268&p=5926#p5926]unlock iphone[/url]

Anônimo disse...

I want to know that which is the fast (or fastest) forex trading system? It may be a software or web based system (Please provide links). But, please help me, which broker (or trading system) works faster? I would be more thankful if you could guide me with your experience. thanks in advance.
[url=http://forexrobot-review.info]best forex software[/url]

Anônimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
I will be glad to receive any assistance at the beginning.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anônimo disse...

Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
-SoowemoPhell

Anônimo disse...

Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
-mexwrevy